sexta-feira, março 13, 2009

O subsolo

O subsolo by Dostoievski

eu sou um homem doente... so um homem malvado. Sou um homem desagradável. Creio que tenho uma doença do fígado. Aliás, não compreendo nada da minha moléstia e não sei mesmo exatamente onde está o mal.
Não me cuido, nunca me cuidei, se bem que estime os médicos e a medicina. Demais, sou extremamente, supersticioso, o bastante, em todo caso, para respeitar a medicina (sou bastante instruído: poderia então não ser supersticioso, mas sou). Não! se não me trato, é pura maldade de minha parte. Não sabereis certamente compreender. Pois bem! eu compreendo. Não poderei evidentemente explicar-vos em que errei, agindo tão malvadamente: sei muito bem que não são os médicos que eu incomodo, recusando-me a tratar-me. Não engano senão a mim mesmo; reconheço-o melhor que ninguém. Entretanto, é memso por malvadeza que não me trato. Sofro do fígado! Tanto melhor! E tanto melhor ainda se o mal piora.
(by "contos" de Dostoievski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário