quinta-feira, agosto 20, 2009

Educação: o que fazer para melhorar?

Educação no Brasil, contínua transição!

Educação é prioridade para os países desenvolvidos e emergentes. O Brasil, reconhecidamente emergente, vem tentando juntar desenvolvimento industrial com educação, pois, gasta-se mais importando tecnologia e mão de obra do que investindo nacionalmente nesses dois itens.
Houve no Brasil, no governo de Juscelino K., um chamado "milagre econômico" que exaltou o país, na época ainda, à status de país subdesenvolvido. Daí em diante - com crises políticas internas e censuras culturais -, nos meados da década de Noventa o país voltou a ter uma estabilidade econômica e uma maior participação dos meios de comunicação na opinião pública que, agora, exigia do governo uma educação pública e privada de boa qualidade em comparação aos outros países e mercado exterior.
No ano de 2001 (dois mil e um) vários censos mundiais indicavam uma melhora econômica no Brasil porém, uma posição vergonhosa na educação de base. Nos cinco anos seguintes , mesmo o MEC - Ministério da Educação e Cultura - desaprovara rigidamente Secretarias de Educação Estaduais Pública, incluindo Centros de Educação Profissional, Universidades Privadas e algumas das tradicionais públicas.
O governo brasileiro vem exigindo e tentando implantar, a curto prazo, melhorias no sistema de educação público e privado. ações essas que podem tanto ser interpretadas como mirabolantes ou de soluções rápidas, como: "Bolsa Família, "Bolsa-Escola", "Pró jovem" que oferecem ao estudante uma renda mínima mensal em dinheiro em troca de assiduidade e boa progressão escolar, ao invés de desenvolver nos jovens sentimentos de amor à sua educação e futuras profissões.
A pressa de ter uma excelente educação pode garantir erros no seu processo. Cada cultura é e tem suas distinções, tornando o tempo gasto mais um aliado do que um empecilho.
By Denilson