quinta-feira, maio 05, 2011

JOHN DEWEY

John Dewey (1859-1952) – americano filósofo nasceu em Burlington, na cidade agrícola de Vermont, EUA. Na infância teve uma desinteressante educação escolar, porém compensada no ambiente familiar. Estudou artes e filosofia, lecionou por alguns anos numa escola de ensino básico, escreveu sobre filosofia e educação, além de arte, religião e política.
Fiel à causa democrática, participou de vários movimentos sociais e chegou a ser chamado de comunista após ter feito uma viagem à União Soviética (atual Rússia) em 1928, a acusação, logo provou-se não ser verdadeira.
Dewey, em seu tempo, veio com toda carga de “Terra da liberdade” que a América pregava; passou pelo fim da guerra civil americana, desenvolvimento tecnológico, revolução Russa de 1917, crise financeira de 1929... Como nas idéias de Karl Marx e Engels (criadores do “Manifesto Comunista”,”O Capital”, - 1848) acreditava que no trabalho como forma de de edificação social, dizia: “Não só o trabalho como também a nutrição das habilidades específicas adquiridas pelo estudante pudessem ser integradas na sua vida como cidadão, pessoa, ser humano.”
No Brasil, desde os anos 20/30 séc. XX, o educador Anísio Teixeira, sob forte influência das idéias de Dewey, tentou implantar um sistema semelhante educacional, chamada futuramente, nova escola (sem sucesso). Dewey foi um dos maiores representantes da corrente filosófica Pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo.
Chegou a cria um escola laboratório em uma Universidade usando de técnicas empíricas de lecionar e aprendizagem; Objetivo de suas pesquisas era “educar a criança como um todo”, “Importante é o crescimento físico-emocional-intelectual do estudante, futuro cidadão”.
Frases: “As crianças não estão em num/um dado momento, vivendo e sendo preparadas para a vida e em outro vivendo.”
Idealizar e racionalizar o universo em geral é uma confissão da incapacidade de dominar os cursos das coisas que especificamente nos dizem respeito.”
Influências: - Evolucionismo, das ciências naturais.
- Positivismo, das ciências humanas.
Principais Obras
Além de publicar proliferamente, Dewey também fez parte do corpo editorial de revistas tais como Sociometry (1942) e Journal of Social Psychology (1942), além de ter publicado em outras revistas, tais como New Leader (editor contribuinte, 1949).
As seguintes referências, longe de englobarem todas as publicações de Dewey, são apenas algumas de suas principais e mais conhecidas obras.
• The New Psychology, In: Andover Review, 2, 278-289 (1884) [1]
• Psychology (1887)
• Leibniz's New Essays Concerning the Human Understanding (1888)
• The Ego as Cause, In: Philosophical Review, 3,337-341. (1894) [2]
• Interest and Effort in Education (1913)
o Traduzido para o português por Anísio Teixeira sob o título de “Interesse e Esforço” (In: Os Pensadores, Abril Cultural, 1980).
• The Reflex Arc Concept in Psychology (1896) [3]
• My Pedagogic Creed (1897)
o Traduzido para o português sob o título de “Meu credo pedagógico” (In: D'Ávila, Antônio. Pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1954).
• The School and Society (1900)
• The Child and the Curriculum (1902) [4]
o Traduzido para o português por Anísio Teixeira sob o título de “A Criança e o Programa Escolar” (In: Os Pensadores, Abril Cultural, 1980).
• The Postulate of Immediate Empiricism (1905) [5]
• Moral Principles in Education (1909) Project Gutenberg
• How We Think (1910) [6]
o Traduzido para o português com o título de “Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição.” (Companhia Editora Nacional, 1959).
• Democracy and Education: an introduction to the philosophy of education (1916) [7]
o Traduzido para o português sob o título de “Democracia e educação: capítulos essenciais” (Ática, 2007).
o Traduzido para o espanhol sob o título de “Democracia y educacion: una introduccion a la filosofia de la educacion.” (Morata, 1995).
• Reconstruction in Philosophy (1919) [8]
o Traduzido para o português por António Pinto de Carvalho sob o título de “Reconstrução em Filosofia” (Companhia Editora Nacional, 1959).
• Human Nature and Conduct: An Introduction to Social Psychology
o Traduzido para o português sob o título de “A natureza humana e a conduta (introdução à psicologia social)” (Brasil, 1956).
• Experience and Nature (1925) [9]
o Traduzido para o português por Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme sob o título de “Experiência e Natureza” (In: Os Pensadores, Abril Cultural, 1980).
• The Public and its Problems (1927)
o Traduzido para o espanhol sob o título de “La opinión pública y sus problemas” (Morata, 2004)
• The Quest for Certainty (1929)
o Traduzido para o espanhol sob o título de “La busca de la certeza: um estudio de la relación entre el conocimiento y la acción” (Fondo de Cultura Econômica, 1952).
• The Sources of a Science of Education (1929)
o Traduzido para o espanhol sob o título de “La ciencia de la educación” (Losada, 1951).
• Individualism Old and New (1930) [10]
• Philosophy and Civilization (1931)
• Ethics, segunda edição (com James Hayden Tufts) (1932)
• Art as Experience (1934) [11]
o Traduzido para o português por Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme sob o título de “A arte como experiência” (In: Os Pensadores, Abril Cultural, 1980).
• A Common Faith (1934)
• Liberalism and Social Action (1935)
o Traduzido para o espanhol sob o título de “Liberalismo y Acción Social” (In: Liberalismo y Acción Social y otros ensayos. Valência: Alfons El Magnànim, 1996)
• Experience and Education (1938)
o Traduzido para o português por Anísio Teixeira sob o título de “Experiência e Educação” (Companhia Editora Nacional, 1971).
• Logic: The Theory of Inquiry (1938)
o Traduzido para o português por Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme sob o título de “Lógica - a teoria da investigação” (In: Os Pensadores, Abril Cultural, 1980).
• Freedom and Culture (1939)
o Traduzido para o português sob o título de “Liberdade e cultura” (Revista Branca, 1953).
• The Living Thoughts of Thomas Jefferson (1940)
o Traduzido para o português por Lêda Boechat Rodrigues sob o título de “O Pensamento Vivo de Jefferson” (Livraria Martins Editora, 1954).
• Knowing and the Known (1949) (com Arthur Bentley) Cópia completa em pdf disponibilizada pelo American Institute for Economic Research
• Theory of Moral Life (1960)
o Traduzido para o português por Leônidas Contijo de Carvalho sob o título de “Teoria da vida moral” (In: Os Pensadores, Abril Cultural, 1980).

Ver Também
• The Essential Dewey: Volumes 1 and 2. Editado por Larry Hickman e Thomas Alexander (1998). Indiana University Press
• The Philosophy of John Dewey Editado por John J. McDermott (1981). University of Chicago Press
• John Dewey - O pensador que pôs a prática em foco ligação externa
Dewey's Complete Writings está disponível em 3 conjuntos multi-volumes (37 volumes ao todo) publicado pela editora Southern Illinois University Press:
• The Early Works: 1892-1898 (5 volumes)
• The Middle Works: 1899-1924 (15 volumes)
• The Later Works: 1925-1953 (17 volumes)
• Posthumous Works: 1956-2009

Fonte:
almadeeducador.blogspot.com/2007/09/john-dewey.html
revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/john-dewey-428136.shtml
WWW.wikipedia.com.br
Quer saber mais?
Conhecimento, Valor e Educação em John Dewey, Maria Isabel Pitombo, 176 págs., Ed. Pioneira,
tel. (11) 3665-9900 (edição esgotada)
Dewey: Filosofia e Experiência Democrática, Maria Nazaré Amaral, 136 págs., Ed. Perspectiva,
tel. (11) 3885-8388, 25 reais
John Dewey: a Utopia Democrática, Maria Isabel Pitombo, 176 págs., Ed. Pioneira, tel. (11) 3665-9900
(edição esgotada)
John Dewey: uma Filosofia para Educadores em Sala de Aula, Marcus Vinícius da Cunha, 92 págs., Ed. Vozes, tel. (24) 2246-5552, 20 reais