segunda-feira, março 24, 2014



Está notícia é sobre energia limpa (e morte) - "Google inaugura em deserto dos EUA maior usina solar do mundo (18 de fevereiro de 2014)"

 O Google em parceria com mais três empresas inaugurou na última semana a maior usina solar do mundo no deserto de Mojave, nos Estados Unidos.

A planta ocupa cerca de 12 quilômetros quadrados e está próxima da fronteira dos estados da Califórnia e Nevada.
São 347 mil espelhos voltados para o sol, com capacidade para gerar 342 megawatts de eletricidade – suficiente para abastecer mais de 140 mil casas.
A luz solar gerada é concentrada em torres espalhadas pela planta, que são receptores cheios de água. Quando a luz atinge esse receptor, a água fica aquecida e cria vapor, que é canalizado para turbinas e geram eletricidade. (Fonte: G1)
Postado por marcuspolette, às 9:45
Categorias: Sem categoria

reproduzida de: http://wp.clicrbs.com.br/ambienteurbano/?topo=98%2C2%2C18%2C%2C%2C15
 ________________________________________________________________________

Miragem Mortal - Usina solar mata pássaros

 
A maior usina solar do mundo é sensacional – caso você não seja um pássaro como este na imagem publicada pela BrightSource Energy. Esta ave voou por cima da usina e foi morta por seus altíssimos níveis de calor, que podem chegar a 573C. Aparentemente, isso "já era esperado".

 
 

 

O Wall Street Journal e um relatório mensal da Ivanpah Solar Electrict Generating System (em PDF) já apontavam para o que seria um dos efeitos colaterais da usina de US$ 2,2 bilhões e 40 andares ao sudoeste de Las Vegas.
Quando seus 350.000 espelhos convergem para as caldeiras de água no topo das torres, eles efetivamente se transformam em um raio gigantesco da morte. Tudo o que passar pelos feixes de luz concentrada será morto.

A Comissão de Energia da Califórnia diz que a perda de vida selvagem – e outros problemas ambientais relacionados a isso – é aceitável já que “os benefícios do projeto sobrepõe esses impactos”. De acordo com eles, a usina produzirá energia elétrica o suficiente para alimentar 140.000 lares quando estiver na sua capacidade máximo, com uma grande redução de emissão de carbono. Ambientalistas afirmam que os benefícios podem não ser tão claros assim.
Para piorar as coisas, biólogos dizem que os pássaros podem estar confundindo o mar de espelhos com um lago, o que os atrai para uma miragem mortal.
As imagens das aves vieram do relatório mensal. Onze pássaros foram encontrados feridos ou mortos no período.





 

( Fontes: texto integral e fotos de: http://gizmodo.uol.com.br/a-maior-usina-solar-do-mundo-esta-matando-passaros-ao-derrete-los-com-o-calor/  )

















Nenhum comentário:

Postar um comentário