domingo, setembro 06, 2009

de "auto-engano" by Eduardo Giannetti,

“Eu amo as rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que esse amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, no povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento impertubável e às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia – o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua.” ( João do Rio, A alma encantadora das ruas.)

quarta-feira, setembro 02, 2009

"o mistério da Escrita"

“O mistério da escrita”
é todo um ritual. Semelhante repetição de cavar, plantar, colher e devorar da terra o produto pego, com prazer e orgulho, de um trabalho bem feito, o ato de escrever coisas banais ou, até mesmo, a descrição de uma situação...até mesmo uma situação não vivida.
O dedo da mão é instrumento que a mente usa para transpor para o papel as idéias e pensamentos, abstratos, aos olhos de outros,... abstratos também aos sentidos dos outros. O cálculo de escrever é independente das consciências ativas, quando se escreve, como um transe, um deslaio de olhos só para um ponto fixo, o papel – em branco ou não -; ou qualquer outra forma de linguagem que se queira passar tal mensagem.
Se não tivéssemos a escrita – arte e trabalho mecânico – seria um caos, realmente. Inventaríamos uma linguagem mais prática ou mais lenta de entender e assimilar? Comaprando com a escrita!
Substâncias mais simples ficariam sem ou, com poucos definições e complexas seriam um mistério. O dia e a noite seriam mais longos, pois, ficariam indefinidos em suas próprias definições. Seria tudo abstração apenas e essas linhas, Anátema!
By Denilson

quinta-feira, agosto 27, 2009

oh, my delicious diarrhea!!

"Oh my delicious diarrhea"

A delicious meal can become a destroying bomb in your intestin.
It happened with me. I woke up at 7:00 o´clock one day, I had breakfast (corn cake with a cup of milk), so i knew that I had a busy day that day, i started went to the library for sign me up in a scholarship´s colleges´ project´s drafting through the its Internet site. I spent two hours and a half but the connection fell many times... i didn´t have idea yet that other things will fall from me Da day!!
then i left the library at 111 a.m. and walked fast at about for 4 miles in 1h, so i decided to take a bus because i didn´t get to the court if i would continue walking. then, i spent "2 reais" (i´m not stingy it´s because i don´t like to spen money with autos or with something I don´t agree or need) but it was good to take that bus, my friend N. was in it also. We talking all the to the court about basketball women and colleges issues (not necessary in that order)
then We step off the bus and got in the court college at 12:30 there wasn´t water for us to drink because the were fixing the pipes. At 2:20 p.m. i started walking back home (1:45 minutes after) I was entering pharmacy in medical post station to pick up my neighbor´s medicines but the attendent said: "Her medicines will arrives only next friday and we will close at 3:00 o´clock pm , on!"
I hate myself but forgot it and started back my way to home my thoughts, my thighs, my stoach hurt and I hate them because i was tired hungry and thirsty!
It was 4:30 when I got into my home, I drank 2 glasses of water, and took another shower, then I had lunch and got into bed to rest a little bit before go to the School classes at 6:20.
But i almost lost the time to get dress and go to the school, so my mokm called shouting me and it was 5:45 p.m., and I had yet 20 minutes of walking ´till the school gate!
I was almost without energy but I drank coffe and milk with 8 crackers (biscuits). then i took my way to the school (that night I had three classes each one with 1:20 to stay focused - History, Chemistry and Geography-, at the first class the history teacher said that MAYBE Napoleon bonaparte was murdered by took a diarrhea he suffered after symptons of burning in his weak liver and stomach... some searchers think that Napoleon must had died by diarrhea or something bad like.
Well, me also laughed too as some other students in the classroom but I started to feel some sparkle in my stomac too as like farts´ symptons.
But at the final class (2:30 after the first one) I didn´t handle how to stop the burning in my tummy now under my navel!! Wheter or not I didn´t want to lose the geography class and go to the bathroom took me 20 minutes spended or something to get back to the classroom. my imprfection in degluting my intestin was devilshly making a treat with me...
at 10 past 10 p.m. teh classe was desmissed and I was walking fast back home trying not dirt my pants or at least my underwear. when I was near the corner of muy house .... omg, i dirt my undies, that wa shorrible I couldn´t handle the flussh... Butnwhen i said to my mom about it she confessed that poured butter in the Soy´s sauce I had ate before get slept that evening...
I ran to the bathro, did my work and toook my undies a wash... that bath was delicious and I took some drinks of Afavaca´s tea to regulate my body!! until 2p.m. I still had pain under my navel!! godshhs!
by Denilson

quinta-feira, agosto 20, 2009

Educação: o que fazer para melhorar?

Educação no Brasil, contínua transição!

Educação é prioridade para os países desenvolvidos e emergentes. O Brasil, reconhecidamente emergente, vem tentando juntar desenvolvimento industrial com educação, pois, gasta-se mais importando tecnologia e mão de obra do que investindo nacionalmente nesses dois itens.
Houve no Brasil, no governo de Juscelino K., um chamado "milagre econômico" que exaltou o país, na época ainda, à status de país subdesenvolvido. Daí em diante - com crises políticas internas e censuras culturais -, nos meados da década de Noventa o país voltou a ter uma estabilidade econômica e uma maior participação dos meios de comunicação na opinião pública que, agora, exigia do governo uma educação pública e privada de boa qualidade em comparação aos outros países e mercado exterior.
No ano de 2001 (dois mil e um) vários censos mundiais indicavam uma melhora econômica no Brasil porém, uma posição vergonhosa na educação de base. Nos cinco anos seguintes , mesmo o MEC - Ministério da Educação e Cultura - desaprovara rigidamente Secretarias de Educação Estaduais Pública, incluindo Centros de Educação Profissional, Universidades Privadas e algumas das tradicionais públicas.
O governo brasileiro vem exigindo e tentando implantar, a curto prazo, melhorias no sistema de educação público e privado. ações essas que podem tanto ser interpretadas como mirabolantes ou de soluções rápidas, como: "Bolsa Família, "Bolsa-Escola", "Pró jovem" que oferecem ao estudante uma renda mínima mensal em dinheiro em troca de assiduidade e boa progressão escolar, ao invés de desenvolver nos jovens sentimentos de amor à sua educação e futuras profissões.
A pressa de ter uma excelente educação pode garantir erros no seu processo. Cada cultura é e tem suas distinções, tornando o tempo gasto mais um aliado do que um empecilho.
By Denilson

sexta-feira, agosto 07, 2009

onde está a verdade??

onde está a verdade?....
kero lhe falar sobre um grupo ki estava absolutamente certo de ki Deus estava c/ eles. Tinham evidências, de ki Ele estivera c/ eles de eles de forma muito especial, p/ milhares de de anos. Eles tornaram-se especaialistas na aplicação da lei de Deus na vida diária.
eram 'fariseus". Eles eram indivíduos ki tinham certeza de ki o povo, os escolhidos, os ki estavam no lugar certo: a santa "Sião",Jerusalém. vc sabe o ki este seleto grupo fez? está pessoas de fé fizera?
JESUS estava visitando a sinagoga. U m dos adoradores tinha uma mão mirrada.Jesus decide fazer algo p/ ele...o cura ...mas é sábado. (Mateus 12:13).
como reagiram os fariseus? "retirando-se pois,planejavam contra Ele, sobre como lhe tirariam a vida." Mateus 12:14...
Eles tinham ki destrui-lo, até ki o crucificaram...
Se ficarmos presos em um grupo religioso ou, ki não sabemos se agiriam da mesma forma....?

terça-feira, agosto 04, 2009

notícia de 5 anos atrás!

A preocupação chegou ao topo!
Uma pesquisa da universidade de Zurique mostra que, por causa do aquecimento global, os Alpes estão derretendo em ritmo acelerado. Fenômeno semelhante atinge as montanhas do Himalaia, onde está o Everest, o pico mais alto do mundo, e os Andes, na América do sul.
ALPES: os cumes das geleiras diminuiram 18% de 1985 a 2000. No verão passado, elas perderam 3 metros. Há dez anos, só perdiam 70 centímetros no Verão.
HIMALAIA: as geleiras das montanhas estão derretendo e podem provocar inundações. Quarenta e quatro lagos do principal parque da região estão sob risco de transbordamento.
ANDES: o ritmo de derretimento das geleiras passou de 4 metros a cada verão para 30 metros atualmente.
Fontes: universidade de Zurique e ONU; revista VEJA - 24 de novembro, 2004

terça-feira, julho 28, 2009

"A verdade" (by C.Drummond de Andrade - tradução by Denilson)

“A verdade” “The true”
(by Carlos Drummond de Andrade) (translated by Denilson)

A porta da verdade estava aberta. ( the true´s door was open.
Mas só deixava passar But only let pass one half-person
Meia pessoa de cada vez. Each time.
Assim não era possível atingir toda a verdade That´s way wasn´t possible to reach the true it all.
Porque a meia pessoa que entrava Becacause the half-person who got into
Só trazia o perfil de meia verdade. Only brought the personality of a half true.
E sua segunda metade And your second half
Voltada igualmente com meio perfil. Backwards as same as a half personality itself.
E os meios perfis não coincidiam. And teh halves-personalities didn´t matched up.
Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta. They broke the door. Break fall down the door.
Chegaram ao lugar luminoso They got into a bright place
Onde a verdade esplendia seus fogos. Where the the True sparkled its fire.
Era dividida em metades it was divided in different halves
Diferentes uma da outra. One another.
Chegou-se a discutir qual a metade mais bela. It got to discuss which half was the beautifullest.
Nenhuma das duas era totalmente bela. None of the both were totally beautiful.
E carecia optar. Cada uma optou conforme And it needed to opinion on it. Each one opioned as

Seu capricho, sua ilusão, sua miopia. Its care, its illusion, its miopy.
“O milagre do pensamento positivo” “the miracle of the positive thought”
Se você acha que está derrotado, você está. If you think you are defeated, then You are!
Se você acha que não se atreve, não o fará. If you think you are not able to dare, So you won´t!
Se você gosta de ganhar, mas acha que não pode, If you like to winn, but think that you can not,
É quase certo que não poderá. it´s almost certain that you will not do.

Se você acha que vai perder, já está perdido, If you think you gonna lose, you are already lost,
Pois neste mundo o sucesso só começa ´cause in this world the succed only starts
Através da vontade de vencer... through the will to win...
E isto é um estado de espírito. And that´s a state of mind and soul

Se você acha que é inferior, você é. If you think you are low, you are.
Você tem que pensar alto para subir, If you have to think hig to lift yourself,
Tem que acreditar em si mesmo, you have to believe in yourself
Confiando sempre em seu real potencial. Trusting always in your real potential.

As batalhas da vida nem sempre cabem the batlles of the life not always fit
Às pessoas mais fortes ou às mais rápidas to people stronger or the faster
E sim àquelas que têm pensamento but those who have positive thoughts,
Positivo, pois, mais cedo ou mais tarde, `Cause, sooner or later,
quem vence é aquele que acha que pode! Who will win is that one who think that can!